Origem do nome
a nossa comunidade foi chamada de Mucambo pelas primeiras pessoas que aqui habitaram, mas com a passagem de um viajante que achou aquela gente muito alegre e acolhedora, falou que o nome do lugar não combinava com o jeito de ser do povo que ali morava, então por ficar situado próximo a um grande monte, todos decidiram que dali em diante se chamaria Monte Alegre, daí a origem deste nome.
POPULAÇÃO E RENDA
Monte Alegre tem uma população de aproximadamente 400 habitantes, sua principal fonte de renda vem da agricultura, pequenos comércios e outras atividades rurais, e como em outras regiões temos uma enorme migração de jovens para as grandes cidades.
LOCALIZAÇÃO
A distancia entre a comunidade e o Paraná sede do município é de 6 km.
RELIGIÃO
A nossa comunidade católica foi fundada na década de 1970 pelas famílias André e Morais. Um povo muito religioso que celebrava em família o terço, e o novenário do mês de maio. Dentre estas famílias destacou-se a srtª. Lourdes Morais, uma jovem deficiente física, que foi uma das primeiras catequistas. Ela com o entusiasmo de aumentar a participação e o engajamento das demais pessoas manifestou ao seu pai o Sr. Francisco André de Morais o sonho da construção de uma capela; e mesmo logo apoiou fazendo a doação do terreno. Com o consentimento de todos inclusive das pessoas dos sítios vizinhos: Espanha, São Francisco, Cardoso, Pitombeira e outros que até hoje participam ativamente na comunidade, a proposta foi levada ao então vigário Padre Raimundo Osvaldo Rocha, que numa visita a comunidade, aprovou o projeto, benzeu o local da construção.
Na ocasião foi celebrada a primeira missa na comunidade na residência de Francisco André de Morais em 1977. Passado algum tempo, e com o esforço de todos sob a coordenação da catequista e profª. Lourdes Morais, a capelinha foi construída e deram como padroeira o nome de N.S. de Fátima. Imagem doada pelo filho ausente: Cícero Ferreira. É importante ressaltar que sempre contamos com o apoio desses nossos irmãos ausentes.
A construção da capela deu impulso a participação e ao crescimento da comunidade, com o passar do tempo a religiosidade foi crescendo, foi feita uma ampliação, e hoje temos 90% da população católica, em sua maioria praticante, e todos seguem a doutrina cristã, costumes e tradições deixadas por nossos antecedentes que tão bem souberam catequizar.Por: Verinha
Fonte: Meu Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário